Há muitas estratégias para engajar as pessoas na sua empresa, no seu local de trabalho, na sua equipe, no seu ambiente de trabalho. Vou citar só alguns, entre eles:
- Incentivar trabalho em grupos: Independentemente se o grupo é pequeno, médio ou grande, para maximizar resultados numa empresa, o líder necessitar assegurar e promover cooperação e espírito de equipe. Incentivar a cooperação entre todos, minimizando, e até eliminando competição interna. Um lema que coloco aqui é “cooperar internamente, competir externamente”.
- Visão, Missão e Valores: a sua empresa possui? Muito provavelmente que sim. A pergunta que fica é “os integrantes dentro da sua empresa, desde o seu principal diretor presidente, ou proprietário, até a pessoa recentemente contratada, conhece? Tem acesso? E a pergunta crucial … vivenciam? Os comportamentos das pessoas dentro da empresa demonstram e se conduzem na direção da Visão da empresa? As pessoas estão cientes e vivenciam a Missão? E o comportamento das pessoas na organização condiz os Valores? A Visão, Missão e Valores da sua organização estão acessíveis e visíveis para os clientes e visitantes? Empresas de sucesso tiram altíssimas notas nestas perguntas e seus clientes assinam embaixo. E a sua?
- Incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal é como pais cuidarem dos seus filhos, sempre focado no aprendizado e aquisição de conhecimentos e habilidades dos seus colaboradores, afinal, uma empresa precisa preparar seus futuros empreendedores de todos os níveis. Investir em treinamento e aprendizado só resultará no sucesso contínuo e duradouro da sua empresa e negócio.
- Envolver as pessoas nas decisões é uma habilidade que poucos líderes têm. A pergunta que segue…” em TODAS as decisões?”. Não necessariamente. Quando as decisões que impactam as pessoas aí sim, decisões que afetam o grupo, igualmente. Solicitar ideias, pontos de vista etc. não somente valorizam o ser humanos, como também engajam na questão, eles terão comprometimento direto no assunto. Garanto.
- Estabelecer objetivos claros, exequíveis e desafiadores com o seu time, não só ajudam a você alcançar as suas metas como também enriquecem o empenho de cada um, aumentando assim o engajamento individual em toda a organização. Estes objetivos precisam ter um início, meio e fim, devidamente estabelecidos e acompanhados. Estes precisam ser realmente alcançáveis caso contrário as pessoas logo se sentirão incapazes, incompetentes, inúteis tec..
- Nestes 47 anos de vivência em organizações multinacionais gigantes como executivo, tenho observado que uma das fraquezas comuns entre profissionais que supervisionam e trabalham com pessoas é a falta de habilidade de proporcionar FEEDBACK eficaz. Normalmente os feedbacks não passam de “broncas”, “chamadas de atenção” etc. E para piorar são feitas em público, nada melhor do que simplesmente “acabar” com a pessoa em questão. Dar e receber feedback é uma arte. Requer talento e muita habilidade. O líder que é capaz de conduzir um feedback eficaz, deve seguir com um seguimento, follow-up, eficaz também, sem um acompanhamento posterior ao feedback, não há como saber se o que é esperado está sendo alcançado. Qual seu nível de habilidade de proporcionar feedback aos seus subordinados?
- Criar e manter um clima organizacional saudável onde as pessoas se sentem bem, se sentem parte da organização, e que vivenciam a Visão, Missão e Valores da empresa, é uma das tarefas mais desafiadoras de líderes e proprietários de empresas.
Engajar de colaboradores é uma tarefa diária de um líder. Com estas sete estratégias a probabilidade de sucesso são multiplicadas dentro das organizações. Num próximo artigo irei expandir mais ainda para que você como líder desvende o segredo construir uma organização que garanta RESULTADOS.
Para mais leituras e conhecimentos acesse www.academiaspconhecimentos.com.br onde encontrará os assuntos mais atualizados para os dias atuais.