Como engajar seus colaboradores?

1 fev

Há muitas estratégias para engajar as pessoas na sua empresa, no seu local de trabalho, na sua equipe, no seu ambiente de trabalho. Vou citar só alguns, entre eles: 

  1. Incentivar trabalho em grupos: Independentemente se o grupo é pequeno, médio ou grande, para maximizar resultados numa empresa, o líder necessitar assegurar e promover cooperação e espírito de equipe. Incentivar a cooperação entre todos, minimizando, e até eliminando competição interna. Um lema que coloco aqui é “cooperar internamente, competir externamente”. 
  2. Visão, Missão e Valores: a sua empresa possui? Muito provavelmente que sim. A pergunta que fica é “os integrantes dentro da sua empresa, desde o seu principal diretor presidente, ou proprietário, até a pessoa recentemente contratada, conhece? Tem acesso? E a pergunta crucial … vivenciam? Os comportamentos das pessoas dentro da empresa demonstram e se conduzem na direção da Visão da empresa? As pessoas estão cientes e vivenciam a Missão? E o comportamento das pessoas na organização condiz os Valores? A Visão, Missão e Valores da sua organização estão acessíveis e visíveis para os clientes e visitantes? Empresas de sucesso tiram altíssimas notas nestas perguntas e seus clientes assinam embaixo. E a sua? 
  3. Incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal é como pais cuidarem dos seus filhos, sempre focado no aprendizado e aquisição de conhecimentos e habilidades dos seus colaboradores, afinal, uma empresa precisa preparar seus futuros empreendedores de todos os níveis. Investir em treinamento e aprendizado só resultará no sucesso contínuo e duradouro da sua empresa e negócio. 
  4. Envolver as pessoas nas decisões é uma habilidade que poucos líderes têm. A pergunta que segue…” em TODAS as decisões?”. Não necessariamente. Quando as decisões que impactam as pessoas aí sim, decisões que afetam o grupo, igualmente. Solicitar ideias, pontos de vista etc. não somente valorizam o ser humanos, como também engajam na questão, eles terão comprometimento direto no assunto. Garanto.
  5. Estabelecer objetivos claros, exequíveis e desafiadores com o seu time, não só ajudam a você alcançar as suas metas como também enriquecem o empenho de cada um, aumentando assim o engajamento individual em toda a organização. Estes objetivos precisam ter um início, meio e fim, devidamente estabelecidos e acompanhados. Estes precisam ser realmente alcançáveis caso contrário as pessoas logo se sentirão incapazes, incompetentes, inúteis tec..
  6. Nestes 47 anos de vivência em organizações multinacionais gigantes como executivo, tenho observado que uma das fraquezas comuns entre profissionais que supervisionam e trabalham com pessoas é a falta de habilidade de proporcionar FEEDBACK eficaz. Normalmente os feedbacks não passam de “broncas”, “chamadas de atenção” etc. E para piorar são feitas em público, nada melhor do que simplesmente “acabar” com a pessoa em questão. Dar e receber feedback é uma arte. Requer talento e muita habilidade. O líder que é capaz de conduzir um feedback eficaz, deve seguir com um seguimento, follow-up, eficaz também, sem um acompanhamento posterior ao feedback, não há como saber se o que é esperado está sendo alcançado. Qual seu nível de habilidade de proporcionar feedback aos seus subordinados?
  7. Criar e manter um clima organizacional saudável onde as pessoas se sentem bem, se sentem parte da organização, e que vivenciam a Visão, Missão e Valores da empresa, é uma das tarefas mais desafiadoras de líderes e proprietários de empresas. 

Engajar de colaboradores é uma tarefa diária de um líder. Com estas sete estratégias a probabilidade de sucesso são multiplicadas dentro das organizações. Num próximo artigo irei expandir mais ainda para que você como líder desvende o segredo construir uma organização que garanta RESULTADOS.

Para mais leituras e conhecimentos acesse www.academiaspconhecimentos.com.br onde encontrará os assuntos mais atualizados para os dias atuais.