SOBRE

MINHA HISTÓRIA

1958

De onde eu vim

A minha vivência é “multicultural”, sou descendente de Armênios, um povo mais de 3.000 anos de história, nasci na cidade de Beirute, Líbano, e em Setembro de 1958, junto com meus pais e meus outros 4 irmãos, me mudei para Brasil. Cresci em São Paulo e aprendi o Português.
1967-1973

Início dos estudos e volta para o Brasil

Em Janeiro de 1967, meus pais abriram mão da minha ajuda financeira em casa. Sem falar o Inglês fui à cidade de Whitensville, perto de Boston, Massachussetts, para iniciar os meus estudos de Basic Engineering na Quinsigamond Community College, e após dois anos, me transferi à University of Massachussetts para seguir os estudos e me formar Eletronics Engineer, e em Julho de 1972 voltei ao Brasil junto à Família, quando ingressei na Philco-Ford em Março de 1973.
1986

Carreira internacional

A minha carreira profissional também continuou repleta de vivência Internacional. Em Abril de 1986 fui transferido pela Ford à cidade de Chihuahua, México, incumbido de iniciar duas novas operações da Ford Eletrônica Mexicana, como Diretor de Manufatura. Total de colaboradores chegou a 1.800 pessoas, entre as duas unidades.
1989

Desafio aceito em Portugal

Em Julho de 1989 a transferência para Portugal se sucedeu para instalação de uma nova unidade da Ford Eletrônica Portuguesa. Esta nova fábrica com uma população de 1.500 colaboradores. As duas unidades Mexicanas com faturamento anual de US$ 350 milhões e de Portugal US$ 300 milhões.
1986 a 1994

Experiência com programas de treinamento de equipes

Durante os anos de 1986 a 1994 tive a oportunidade de desenvolver junto aos meus times, programas de treinamentos que necessitávamos para criar a Cultura Ford nas coletividades Mexicanas e Portuguesas para integração e formação dos nossos colaboradores desde o chão das fabricas até os mais elevados postos de trabalho necessários. Foram experiências que vivencio até nos dias de hoje. A volta ao Brasil se deu em Julho de 1994 retornando ao local onde eu tive a oportunidade de continuar a minha carreira de executivo da Divisão Eletrônica da Ford.
1999

Novo desafio no Brasil

Em 1999, a Ford decidiu, mundialmente, desmembrar suas operações de componentes automotivos, quando foi criada a Visteon Corporation. Com esta divisão, consequentemente foi criada Visteon South América, onde fui designado como Diretor de Operações de 9 unidades sendo 6 no Brasil e 3 na Argentina.
2005

Início da Academia SP de Conhecimentos

Entre Março de 1973 à Dezembro de 2005, fui agraciado por oportunidades de agregar mais e mais experiências e vivências internacionais no mundo corporativo e educacional. Especializações em Manufatura e em Liderança Corporativa foram adquiridas nas universidades tais como Duke University, Michigan University, Navarro University de Barcelona e outros. Em Dezembro de 2005 me desliguei como Executivo Ford-Visteon, para começar a minha própria Academia SP de Conhecimentos, a ASPC. E assim começou a primeira fase, Academia de Treinamentos como uma ramificação dentro da ASPC.
2012 - 2014

Início do meu trabalho de Coaching

Uma segunda ramificação se iniciaria em 2012: Academia de Coaching, e Academia de Feedback 360 dentro da ASPC. Esta ideia surgiu devido às experiências e vivencias internacionais, e decidi me desenvolver na área de Coaching e após meses de pesquisas, contatos e reuniões, escolhi a Sociedade Brasileira de Coaching, a maior e a melhor centro de formação de Coaches no Brasil desde 1999. Entre Fevereiro de 2012 até Agosto de 2014 foram diversas certificações acumuladas.
2019 - 2020

Sempre se atualizando...

Nesses últimos 2 anos foram mais três certificações pela Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching, o #1 no Mundo.
SAMUEL PANOSSIAN

Fundador da Academia SP de Conhecimentos

  • Formação: Formado pela Universidade de Massachussetts em Engenharia Eletrônica.
  • Vivência: 47 anos de vivência na industria automotiva, dos quais 15 como consultor e coach.
  • Responsabilidade: Ocupou vários cargos de direção de fábricas dentro da Ford, no Brasil, Argentina, México e Portugal.
  • Desafios: Foi responsável por construir fábricas em México (duas), Portugal e Brasil (Manaus e Camaçari, Bahia).
  • Relacionamento: Alta habilidade em relacionamento humano e desenvolvimento de talentos.
  • Ferramentas: Implementou conceitos de Lean Manufacturing, Kaizen, 5S´s, TPM, TPPA, etc. nas fábricas onde atuou.
  • Dedicação: Culminou a sua carreira na Visteon na posição de Diretor de Operações da Visteon na América do Sul em Dezembro de 2005, quando estabeleceu a Academia SP.
  • Coaching: Conduz COACHING aos Executivos e Gestores em empresas multinacionais e nacionais para o desenvolvimento humano dos seus profissionais.
  • Consultoria: Consulta empresas multinacionais e nacionais assistindo-as nas suas estratégias de negócios, liderança e mudanças culturais e coaching dos seus executivos.
  • SAE: Durante 6 anos ocupou varios cargos dento da Society of Automotive Engineering no Brasil.
  • Palestrante: Conduz palestras, workshops e treinamentos, desde 1986 sobre Liderança, Organizações e Times Campeões, Motivação, Conhecimento e Resultados, Processo de Aprendizagem, Relacionamento Cliente-Fornecedor, Atitude & Comportamento, entre outros tópicos. Já conduziu palestras no México, Argentina, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e Brasil afora.
  • Projetos: Desenvolveu e implementou conceito de:
    • Matriz de Motivação – Conhecimento & Habilidade
    • Ciclo de Aprendizagem
    • Relacionamento Cliente & Fornecedor
    • PSAC – Pensamento + Sentimento ⇒ Atitude & Comportamento
    • Dar e Receber Feedback, Fazer Follow-up
    • 7 Passos para a Conquista de Sucesso e Felicidade

CERTIFICAÇÕES

  • Personal & Professional Coach
  • Leader Coach
  • Positive Coach
  • Happiness Coach
  • Executive & Business Coach
  • Alpha Coach
  • Certified Executive Coach
  • Certified Team Coach
  • Global Leadership Assessment

VISÃO

Ser a fonte de inspiração, gerador de conhecimentos e sabedoria, agregando valor às necessidades da Sociedade.

MISSÃO

Ajudar executivos e empreendedores a alcançarem mudanças comportamentais positivas, que reflitam na melhoria da performance de seus negócios, com a aplicação do método revolucionário de 7 PASSOS PARA O SUCESSO E FELICIDADE.

VALORES

  • Servir o próximo
  • Comprometimento
  • Confiança
  • Dignidade
  • Ética
  • Generosidade
  • Respeito
  • Transparência