O QUE É O BUSINESS COACHING
Business Coaching é uma modalidade de Coaching que busca aumentar o desempenho e proporcionar impactos positivos para resultados das empresas e organizações no curto e médio prazo, o processo inicia em uma imersão pelos pontos fortes e vulnerabilidades da empresa.
DIFERENÇAS PARA O EXECUTIVE COACHING
Ao pesquisar sobre Business Coaching, talvez você encontre algo também sobre o Executive Coaching, ou Coaching Executivo. Cuidado para não tratar como um sinônimo, pois são processos distintos.
No caso do Executive Coaching, este foca no indivíduo e não no desempenho coletivo da organização, onde se busca desenvolver no gestor e em outros funcionários de alto desempenho as habilidades e competências necessárias para que ele possa conduzir sua carreira e a empresa às metas estabelecidas.
Mas antes de descobrir o que é preciso para se tornar um coach de negócios, cabe destacar que, nesse papel, você não vai atuar como um consultor.
Esse é um equívoco comum, mas facilmente eliminado. Basta entender o que faz um coach e qual o seu método de trabalho.
A DIFERENÇA ENTRE COACH E CONSULTOR DE EMPRESAS
Consultores de empresas são solucionadores de problemas. Sua mensagem subjacente é:
"Eu vou lhe dizer o que há de errado com o seu negócio e como corrigi-lo".
Os coaches de negócio são os desenvolvedores de pessoas. Eles não dizem aos seus clientes o que fazer, mas eles fazem perguntas. Sua mensagem é:
"Você é inteligente. Serei um instrumento para ajudá-lo a olhar para dentro de si mesmo. Então, você poderá não só resolver esse problema, mas também aumentar a sua capacidade de gerenciar com sucesso todas as áreas da sua vida".
Os consultores de empresas, normalmente, trabalham com foco em maximizar a rentabilidade da organização.
Já os coaches de negócio têm foco na maximização do potencial humano que, por consequência, se reflete de forma significativa na maximização da rentabilidade e dos resultados das organizações em todos os âmbitos.
Podemos dizer que os consultores de empresas ajudam seus clientes a obterem sucesso em seus trabalhos.
Enquanto isso, os coaches de negócio ajudam seus clientes a obterem sucesso em suas vidas.
Ou seja, é um processo que rompe os muros da empresa e se expande para onde desejar o coachee (cliente do Coaching). E uma boa forma de entender isso é com uma analogia:
Os consultores de empresas ajudam seus clientes a pescar, para que eles possam comer uma refeição. Já os coaches de negócio ajudam os seus clientes a aprender a pescar, assim, eles nunca passarão fome.
QUEM PRECISA DE BUSINESS COACHING?
CEOs, Proprietários e Executivos.
As pessoas normalmente chegam até um coach de negócio com as seguintes situações:
- Inspiradas, elas querem um coach de negócios para ajudá-las a fazer melhor.
- Desesperadas, as pessoas, muitas vezes, querem um coach de negócios para ajudar a tirá-las de uma crise, um atoleiro.
QUAIS OBJETIVOS PODEM SER TRABALHADOS NESSE PROCESSO?
Investir em um processo de Business Coaching significa recorrer a uma metodologia cientificamente comprovada para levar o coachee a resultados extraordinários e consistentes.
- Aumento da capacidade de definir metas e objetivos
- Proximidade com o alcance de resultados desejados
- Maior foco, disciplina, comprometimento, engajamento e motivação
- Melhora na gestão do tempo e priorização de tarefas
- Fim das crenças limitantes e comportamentos sabotadores no ambiente corporativo
- Desenvolvimento de mentalidade estratégica e visão sistêmica
- Maior facilidade para identificar talentos e habilidades no grupo
- Qualificação das comunicações e dos relacionamentos interpessoais
- Melhores resultados financeiros e de desempenho/produtividade
- Desenvolvimento de competências e habilidades para além do dia a dia da empresa
- Incremento na realização pessoal e profissional, com qualidade de vida.
COMO OCORRE O PROCESSO DE BUSINESS COACHING?
A condução do processo de Business Coaching leva em consideração as necessidades dos gestores da empresa em questão e as necessidades organizacionais de performance e resultados. Durante o processo, o papel do Coach é:
- Estimular o coachees na busca de novas alternativas e soluções
- Apoiar na persistência e mudança de estratégias, alternativas em correr riscos calculados. Nunca julgar.
- Gerar oportunidades para transferir para prática situações que levem ao empoderamento do coachees.
- Fazer perguntas certas, no momento certo, de forma certa para estimular o coachee a encontrar respostas para suas dúvidas e detectar pontos de resistência que devem ser minimizados/equacionados para que a implementação desemboque nos resultados esperados.
- Troca constante de feedbacks entre coach e coachee e criar uma oportunidade para intercâmbio de informações, percepções e calibração do processo de parceria entre ambos.
O papel do coachee (cliente) é de fato fazer as mudanças que ele deseja acontecerem. Não há mágica em um processo de coaching. Nada acontecerá se você não se comprometer com o seu processo de mudança.

QUAIS METODOLOGIAS SÃO USADAS NESSE PROCESSO?
Usamos metodologia de Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching – considerado o Executive Número 1 do mundo.
Nossa metodologia revolucionária de Sete Passos Para o Sucesso e Felicidade complementa o MGSCC.
As certificações incluem:
Certificados pela Sociedade Brasileira de Coaching, Behavioral Coaching Institute e Worth Ethics Corporation
- Personal & Professional Coach
- Leader Coach
- Positive Coach
- Happiness Coach
- Executive & Business Coach
- Alpha Coach
Certificados pela Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching
- Certified Executive Coach
- Certified Team Coach
- Global Leadership Assessment
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA
Um estudo da The Manchester Review mostrou que o processo de coaching beneficiou as pessoas nos seguintes quesitos: aumento da autodescoberta e do autoconhecimento, definição de objetivos que propiciam uma vida mais equilibrada, diminuição do estresse diário, melhoria da qualidade de vida e otimização das relações interpessoais.
Um outro exemplo de pesquisa que gera validação científica é o estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Sydney, liderados por Anthony Grant. Ele comparou os resultados de executivos que realizaram e que não realizaram sessões de coaching.
Foi constatado que os executivos que fizeram coaching alcançaram estes benefícios:
- Acessar e controlar estados emocionais poderosos;
- Alcance de resultados positivos em diversas áreas;
- Aprimoramento de planejamento pessoal e profissional;
- Aumentar a auto percepção e o autoconhecimento;
- Aumentar a disposição, a energia e a saúde;
- Aumentar a percepção, a criatividade e a intuição;
- Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores;
- Aumento dos recursos pessoais;
- Clareza para definir e atingir objetivos nos mais variados aspectos da vida;
- Colaborar na definição de metas;
- Competências para me tornar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.
- Desenvolver competências de liderança.
- Desenvolvimento de estratégias para expandir seu negócio;
- Desenvolvimento da comunicação e poder de persuasão;
- Desenvolvimento e sustentação de vida saudáveis e duradouros, na busca da felicidade.
- Desenvolver foco, competências, planejamento e ações para alcançar seus objetivos.
- Elevação do desempenho do seu time ou equipe
- Elevar o nível de conquistas, felicidade e plenitude;
- Elevar Qualidade de Vida e Bem-Estar
- Eliminação de pensamentos limitantes;
- Eliminar, minimizar emoções negativas;
- Facilidade de relacionamento;
- Habilidades de liderança para realizar as próprias conquistas;
- Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
- Identificar o que está impedindo-o (a) de alcançar seus objetivos;
- Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;
- Melhorar os relacionamentos e a comunicação;
- Melhorar resultados financeiros e ter mais prosperidade;
- Otimização de tempo como empreendedor;
- Pessoal: saúde; disposição; desenvolvimento intelectual; equilíbrio emocional;
- Qualidade de vida: criatividade; hobbies e diversão; plenitude e felicidade.
- Realização pessoal; propósito e missão; recursos financeiros e contribuição social;
- Relacionamentos: família; relacionamento amoroso e vida social;
- Superar o medo, a ansiedade e a convicções limitantes.