BUSINESS COACHING

O QUE É O BUSINESS COACHING

Business Coaching é uma modalidade de Coaching que busca aumentar o desempenho e proporcionar impactos positivos para resultados das empresas e organizações no curto e médio prazo, o processo inicia em uma imersão pelos pontos fortes e vulnerabilidades da empresa.

DIFERENÇAS PARA O EXECUTIVE COACHING

Ao pesquisar sobre Business Coaching, talvez você encontre algo também sobre o Executive Coaching, ou Coaching Executivo. Cuidado para não tratar como um sinônimo, pois são processos distintos.

No caso do Executive Coaching, este foca no indivíduo e não no desempenho coletivo da organização, onde se busca desenvolver no gestor e em outros funcionários de alto desempenho as habilidades e competências necessárias para que ele possa conduzir sua carreira e a empresa às metas estabelecidas.

Mas antes de descobrir o que é preciso para se tornar um coach de negócios, cabe destacar que, nesse papel, você não vai atuar como um consultor.

Esse é um equívoco comum, mas facilmente eliminado. Basta entender o que faz um coach e qual o seu método de trabalho.

A DIFERENÇA ENTRE COACH E CONSULTOR DE EMPRESAS

Consultores de empresas são solucionadores de problemas. Sua mensagem subjacente é:

"Eu vou lhe dizer o que há de errado com o seu negócio e como corrigi-lo".

Os coaches de negócio são os desenvolvedores de pessoas. Eles não dizem aos seus clientes o que fazer, mas eles fazem perguntas. Sua mensagem é:

"Você é inteligente. Serei um instrumento para ajudá-lo a olhar para dentro de si mesmo. Então, você poderá não só resolver esse problema, mas também aumentar a sua capacidade de gerenciar com sucesso todas as áreas da sua vida".

Os consultores de empresas, normalmente, trabalham com foco em maximizar a rentabilidade da organização.

Já os coaches de negócio têm foco na maximização do potencial humano que, por consequência, se reflete de forma significativa na maximização da rentabilidade e dos resultados das organizações em todos os âmbitos.

Podemos dizer que os consultores de empresas ajudam seus clientes a obterem sucesso em seus trabalhos.

Enquanto isso, os coaches de negócio ajudam seus clientes a obterem sucesso em suas vidas.

Ou seja, é um processo que rompe os muros da empresa e se expande para onde desejar o coachee (cliente do Coaching). E uma boa forma de entender isso é com uma analogia:

Os consultores de empresas ajudam seus clientes a pescar, para que eles possam comer uma refeição. Já os coaches de negócio ajudam os seus clientes a aprender a pescar, assim, eles nunca passarão fome.

QUEM PRECISA DE BUSINESS COACHING?

CEOs, Proprietários e Executivos.

As pessoas normalmente chegam até um coach de negócio com as seguintes situações:

  • Inspiradas, elas querem um coach de negócios para ajudá-las a fazer melhor.
  • Desesperadas, as pessoas, muitas vezes, querem um coach de negócios para ajudar a tirá-las de uma crise, um atoleiro.

QUAIS OBJETIVOS PODEM SER TRABALHADOS NESSE PROCESSO?

Investir em um processo de Business Coaching significa recorrer a uma metodologia cientificamente comprovada para levar o coachee a resultados extraordinários e consistentes.

  • Aumento da capacidade de definir metas e objetivos
  • Proximidade com o alcance de resultados desejados
  • Maior foco, disciplina, comprometimento, engajamento e motivação
  • Melhora na gestão do tempo e priorização de tarefas
  • Fim das crenças limitantes e comportamentos sabotadores no ambiente corporativo
  • Desenvolvimento de mentalidade estratégica e visão sistêmica
  • Maior facilidade para identificar talentos e habilidades no grupo
  • Qualificação das comunicações e dos relacionamentos interpessoais
  • Melhores resultados financeiros e de desempenho/produtividade
  • Desenvolvimento de competências e habilidades para além do dia a dia da empresa
  • Incremento na realização pessoal e profissional, com qualidade de vida.

COMO OCORRE O PROCESSO DE BUSINESS COACHING?

A condução do processo de Business Coaching leva em consideração as necessidades dos gestores da empresa em questão e as necessidades organizacionais de performance e resultados. Durante o processo, o papel do Coach é:

  • Estimular o coachees na busca de novas alternativas e soluções
  • Apoiar na persistência e mudança de estratégias, alternativas em correr riscos calculados. Nunca julgar.
  • Gerar oportunidades para transferir para prática situações que levem ao empoderamento do coachees.
  • Fazer perguntas certas, no momento certo, de forma certa para estimular o coachee a encontrar respostas para suas dúvidas e detectar pontos de resistência que devem ser minimizados/equacionados para que a implementação desemboque nos resultados esperados.
  • Troca constante de feedbacks entre coach e coachee e criar uma oportunidade para intercâmbio de informações, percepções e calibração do processo de parceria entre ambos.

O papel do coachee (cliente) é de fato fazer as mudanças que ele deseja acontecerem. Não há mágica em um processo de coaching. Nada acontecerá se você não se comprometer com o seu processo de mudança.

QUAIS METODOLOGIAS SÃO USADAS NESSE PROCESSO?

Usamos metodologia de Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching – considerado o Executive Número 1 do mundo.
Nossa metodologia revolucionária de Sete Passos Para o Sucesso e Felicidade complementa o MGSCC.

As certificações incluem:

Certificados pela Sociedade Brasileira de Coaching, Behavioral Coaching Institute e Worth Ethics Corporation

  • Personal & Professional Coach
  • Leader Coach
  • Positive Coach
  • Happiness Coach
  • Executive & Business Coach
  • Alpha Coach

Certificados pela Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching

  • Certified Executive Coach
  • Certified Team Coach
  • Global Leadership Assessment

COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA

Um estudo da The Manchester Review mostrou que o processo de coaching beneficiou as pessoas nos seguintes quesitos: aumento da autodescoberta e do autoconhecimento, definição de objetivos que propiciam uma vida mais equilibrada, diminuição do estresse diário, melhoria da qualidade de vida e otimização das relações interpessoais.

Um outro exemplo de pesquisa que gera validação científica é o estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Sydney, liderados por Anthony Grant. Ele comparou os resultados de executivos que realizaram e que não realizaram sessões de coaching.

Foi constatado que os executivos que fizeram coaching alcançaram estes benefícios:

  • Acessar e controlar estados emocionais poderosos;
  • Alcance de resultados positivos em diversas áreas;
  • Aprimoramento de planejamento pessoal e profissional;
  • Aumentar a auto percepção e o autoconhecimento;
  • Aumentar a disposição, a energia e a saúde;
  • Aumentar a percepção, a criatividade e a intuição;
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores;
  • Aumento dos recursos pessoais;
  • Clareza para definir e atingir objetivos nos mais variados aspectos da vida;
  • Colaborar na definição de metas;
  • Competências para me tornar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.
  • Desenvolver competências de liderança.
  • Desenvolvimento de estratégias para expandir seu negócio;
  • Desenvolvimento da comunicação e poder de persuasão;
  • Desenvolvimento e sustentação de vida saudáveis e duradouros, na busca da felicidade.
  • Desenvolver foco, competências, planejamento e ações para alcançar seus objetivos.
  • Elevação do desempenho do seu time ou equipe
  • Elevar o nível de conquistas, felicidade e plenitude;
  • Elevar Qualidade de Vida e Bem-Estar
  • Eliminação de pensamentos limitantes;
  • Eliminar, minimizar emoções negativas;
  • Facilidade de relacionamento;
  • Habilidades de liderança para realizar as próprias conquistas;
  • Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
  • Identificar o que está impedindo-o (a) de alcançar seus objetivos;
  • Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;
  • Melhorar os relacionamentos e a comunicação;
  • Melhorar resultados financeiros e ter mais prosperidade;
  • Otimização de tempo como empreendedor;
  • Pessoal: saúde; disposição; desenvolvimento intelectual; equilíbrio emocional;
  • Qualidade de vida: criatividade; hobbies e diversão; plenitude e felicidade.
  • Realização pessoal; propósito e missão; recursos financeiros e contribuição social;
  • Relacionamentos: família; relacionamento amoroso e vida social;
  • Superar o medo, a ansiedade e a convicções limitantes.