Como Aprendemos

Vamos focar como nós aprendemos a ANDAR!

Voltemos no tempo quando éramos crianças, e tínhamos 6 meses de idade. Obviamente não sabíamos andar, talvez gatinhávamos. Aí que mamãe, papai, e parentes, nos seguravam para podermos ficar em pé, ganharmos forças e pouco a pouco dar uns passos, até que aos 12 meses de idade, mais ou menos, quando começamos dar os nossos passos sem que ninguém nos segurasse. Isso aconteceu com todos nós; portanto, completáramos a Fase 1, fase de TREINAMENTO de ANDAR.

Fase 2, chamamos de SUPERVISÃO. É nesta fase que as nossas entes queridas ficavam de olho em nós para que não nos machucássemos, ou cairmos etc. Ou seja, a fase de se assegurar de que o treinamento recebido, está sendo executado corretamente.


A terceira fase, Fase 3, a fase de PERFORMANCE, já executamos o ANDAR com perfeição, sem que ninguém se preocupasse conosco. 

A Fase 4 é quando nós estamos preparados em ENSINAR os nossos filhos e filhas, e entes queridos a andarem. 

O quadro abaixo ilustra estas 4 fases. Portanto, imaginemos por um momento pularmos ou anteciparmos fases ou até misturamos as fases, o que será o resultado?
O Processo de Aprendizagem está presente no nosso dia-a-dia de atividades. Mudamos de cargos, esquecendo ou nem sequer considerando as fazes a serem seguidas, e no fim nos vemos em caos total. 
O nosso sucesso será garantido quando seguimos religiosamente estas 4 fases em todas as competências que precisamos adquirir e por em execução e alcançarmos as nossas atribuições, sejam profissionais ou pessoais.

Pense comigo, tente uma vez seguir estas fases, asseguro que terás sucesso.
Abraços,

Samuel Panossian